Por Fábio Castaldelli do O Diário

http://vista-se.com.br/redesocial/eles-dizem-nao-a-carne/

Por Fábio Castaldelli do O Diário | Os veganos compõem um dos grupos mais radicais dos adeptos à filosofia vegetariana por não consumirem nenhum produto ou subproduto de origem animal. Porém, o que nem todos sabem é que com uma dieta destas é sim possível ter uma alimentação saudável e, de quebra, garantir benefícios para a saúde e para a beleza.

A nutricionista Mariana Marchetti afirma que no reino vegetal podem ser encontrados praticamente todos os nutrientes para a adoção de um cardápio saudável. A única exceção fica por conta da vitamina B12, sendo, portanto, necessária a sua ingestão através de suplementos.

Carlos e Natália são veganos e comprovam na prática os benefícios que esta dieta é capaz de oferecer

De acordo com a nutricionista, assim como acontece com as pessoas que comem carne, os veganos devem balancear corretamente a quantidade de proteína, cálcio, ferro, zinco, ômega 3 e principalmente vitamina B12 para que não apresentem problemas de saúde.

“Os veganos não têm maior deficiência proteica ou de ferro quando comparados aos onívoros, como muitos ainda pensam. O que é constatado, com base em estudos, é a melhora da saúde em diversos aspectos, pois quem é vegetariano apresenta, de um modo geral, menor taxa de colesterol, menor pressão arterial e menos chance de apresentar diabetes, obesidade, osteoporose, doenças renais e até mesmo alguns tipos de câncer”, diz.

Carlos Tostes, de 40 anos, é vegano há oito anos e sócio-proprietário de um café vegetariano, em Maringá. Ele conta que o número de pessoas que simpatizam com o vegetarianismo cresce a cada dia e destaca que com reeducação alimentar e criatividade a comida vegana é tão diversa e suculenta como qualquer outra.

“Em nosso café, por exemplo, temos doces, sucos, lanches, salgados, cachorro-quente e um cardápio extremamente variado e pronto para atender os mais diferentes paladares. Com uma alimentação consciente, é extremamente viável comer bem e viver de forma saudável”, assegura.

Além de fazer bem para a saúde, outro fator comemorado pelos veganos (e vegetarianos de um modo geral) é que eles ingerem menos toxinas e mais fibras e antioxidantes. Pontos no quesito beleza da pele e dos cabelos.

A historiadora Natália Fernanda de Oliveira, de 23 anos, é vegana há um ano e meio e comprova na prática esses benefícios. “Antes de aderir ao veganismo, eu tinha bastante espinhas no rosto, sentia meu cabelo e pele oleosos e convivia com baixos níveis de ferro no sangue. Hoje eu já não tenho mais esses problemas”, garante.

Contudo, se você foi seduzido pela dieta vegana e quer abandonar os hábitos alimentares regados a churrascos, a dica é procurar um nutricionista. Isso porque somente ele poderá elaborar um cardápio individualmente balanceado, garantindo assim o consumo de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

“Seguir uma dieta vegetariana não é complicado, mas alguns detalhes são importantes para que tudo caminhe bem”, alerta Mariana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: