Entrevista para “Jornal O Diário de Maringá “

-Os veganos não consomem nenhum produto ou subproduto de origem animal. É possível manter uma dieta saudável desse modo? Como?

Sim, é possível ter uma alimentação saudável sem consumir qualquer alimento de origem animal. No reino vegetal encontramos os nutrientes necessários para se ter uma correta nutrição, sendo necessário compreender as fontes alimentares além de considerar questões como interação de nutrientes e biodisponibilidade, garantindo assim uma correta utilização dos nutrientes pelo organismo.

O único nutriente que o corpo necessita que agente ingira e que não encontramos em alimentos do reino vegetal é a Vitamina B12, sendo aconselhável uma suplementação para pacientes veganos ou para vegetarianos que não façam um consumo regular de ovos, leite e derivados. 

-Existe algum nutriente indispensável para o organismo humano que somente é encontrado em alimentos de origem animal? Caso resposta afirmativa, quais são eles e como fazer para obtê-los? 

O único nutriente encontrado somente em alimentos de origem animal é a Vitamina B12, todos os outros conseguimos ingerir através de alimentos de origem vegetal.

Vegetarianos que consome ovos e leite (ovo-lacto-vegetarianos) fazendo um consumo regular destes alimentos conseguem alcançar a quantidade necessária de vitamina B12. Já os veganos têm que se atentar à correta suplementação.

A vitamina B12 também vem acrescida em diversos alimentos industrializados, consumidos por alguns veganos. Mas a suplementação diária se torna um caminho mais fácil e seguro.

 -Uma dieta como a dos veganos gera pouca resistência a exercícios físicos ou isto é um mito? Por quê?

Veganos que praticam algum exercício físico ou atletas, com uma dieta equilibrada, considerando seu gasto energético e necessidades individuais de nutrientes podem desempenhar plenamente qualquer esporte.

Para o exercício físico, sendo vegano ou não, se faz essencial uma orientação nutricional individualizada para um balanceamento de cardápio que considere além de objetivos pessoais, suas necessidades fisiológicas. Considerando também a utilização de suplementos esportivos para alguns casos.

 -Qual a dica para quem come carne, mas está pensando em aderir uma dieta vegetariana?

 A dica é que procure um nutricionista especializado para elaborar um cardápio individualmente balanceado, garantindo assim que ingira todos os nutrientes necessários para se ter uma boa saúde.

Seguir uma dieta vegetariana não é complicado, mas alguns detalhes são importantes para que tudo caminhe bem.

-Sem o correto acompanhamento, quais os prejuízos para a saúde que aderir ao vegetarianismo podem ser ocasionado?

 Vegetarianos que não se alimentam bem podem ter deficiências nutricionais, mas como pessoas que comem carnes também podem ter se não tiverem uma alimentação equilibrada.

Os vegetarianos têm que balancear corretamente a quantidade de proteína, cálcio, ferro, zinco, ômega 3 e vitamina B12, principalmente.

Não existe prevalência maior de deficiência protéica ou de ferro em vegetarianos, quando comparados à onívoros, como muitos ainda pensam.

O que vemos, em estudos, é a melhora da saúde em diversos aspectos, como menor taxa de colesterol, menor pressão arterial, menos chance de apresentar diabetes, obesidade, osteoporose, doença renal, alguns tipos de câncer, etc.

 -Para a beleza da pele e dos cabelos a dieta vegetariana pode trazer benefícios em relação a uma dieta à base de carne? Se sim, quais e por quê?

  Os vegetarianos em geral, costumam ingerir menos toxinas e mais fibras ao longo do dia. Além de terem, na sua maioria, um maior consumo de antioxidantes que refletem diretamente nesse aspecto.

 -Para a beleza da pele e dos cabelos a dieta vegetariana pode trazer prejuízos em relação a uma dieta à base de carne? Se sim, quais e por quê?

 – Vegetarianos que comem bem não terão problema nenhum quanto à isso, pelo contrário. Mas vegetarianos que não se alimentam adequadamente, que ingiram menos proteína e zinco, por exemplo, podem prejudicar algumas coisas assim, da mesma forma que onívoros também.

Não há segredo, o balanceamento alimentar, considerando qualidade e quantidade é a melhor forma de garantir uma saúde nutricional, que irá refletir em todo nosso organismo.

 -Quais os tipos de vegetarianismo existentes?

 – Ovo-lacto-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos,leite e derivados.

-Ovo-vegetarianos:  Quem não consome nenhum tipo de carne, leite e derivados mas consome ovos.

– Lacto-vegetarianos: Quem quem não consome nenhum tipo de carne, ovos, mas consome leite e derivados

– Vegetarianos estritos ou veganos: Quem não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes em geral, ovos, leite e derivados, mel  e nenhum outro alimento que leve alguma substância de origem animal em sua composição.

-Entrevista respondida por:

Dra.Mariana Marchetti. Nutricionista CRN 31042

Nutricionista clínica e esportiva.

Tel: (11) 6473-0018

E-mail: marchetti.nutricao@yahoo.com.br

Site: https://nutricaovegetariana.wordpress.com

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