Matéria: Nutrição Vegetariana

Ser vegetariano é totalmente seguro nutricionalmente. Independentemente do grau de restrição de alimentos de origem animal é possível adequar a dieta para que o adepto ingira todos os nutrientes necessários.

Os ovo-lacto-vegetarianos, por consumirem ovos, leite e derivados, atingem mais facilmente a quantidade necessária de nutrientes. Já os vegetarianos estritos, por não consumirem nenhum alimento de origem animal, necessitam de uma maior atenção quanto à qualidade dos alimentos ingeridos ao longo do dia, quantidade e combinação de alimentos, garantindo que se alcance a recomendação de ingestão de todos os nutrientes e que eles sejam efetivamente utilizados pelo organismo.

O único nutriente que não conseguimos pela dieta vegetariana estrita é a vitamina B12, que é uma vitamina essencial e é somente encontrada em alimentos de origem animal. No caso, se faz necessária a suplementação. Ovo-lacto-vegetarianos que não consomem com freqüência ovos e leite também necessitam se atentar a esta questão.

Outros nutrientes que vegetarianos devem dar atenção e substituir corretamente são minerais como o ferro e o cálcio e zinco, além de gorduras como ômega 3 e 6.

Em geral, uma dieta vegetariana bem planejada traz inúmeros benefícios para a saúde, porém um vegetariano que simplesmente deixa se consumir certos alimentos e não faz a correta substituição, em longo prazo pode desenvolver deficiências nutricionais que levam a diversos problemas de saúde.

Vegetarianos que seguem uma dieta balanceada costumam apresentar menor risco de doença cardiovascular, menor risco de adquirir alguns tipos de câncer, menor chance de apresentar pedras na vesícula, insuficiência renal, diabetes, obesidade, osteoporose, etc. Além de apresentar menor pressão arterial, ter um menor consumo de colesterol e gordura saturada, ter um maior consumo de fibras, vitaminas e minerais.

Na internet encontramos bastante informação sobre nutrição vegetariana, o que auxilia muito os vegetarianos em como se alimentar corretamente. Porém, receber orientação de um nutricionista especializado é muito importante para garantir uma correta nutrição.

 

Dra.Mariana Marchetti – Nutricionista (CRN:31042)

 

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2 responses to this post.

  1. Parabéns !! Excelente trabalho !!

    Atenciosamente,
    Nutricionista Juliana Dragone

    Responder

  2. Posted by Monica on 11 de Janeiro de 2012 at 11:22

    Muito bom colega…
    Boa sorte!!

    Monica Vitorino D,Leocadio
    nutricionista vegana..BH

    Responder

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