Entrevista 4

Nome:

Mariana Fontes Marchetti

É verdade que há vários tipos de vegetarianos ? Quais ? (EX: vegetarianos que não comem somente carne vermelha, vegetarianos que não comem nenhum tipo de carne e nem leite, ovos…)

Sim. Vegetarianas, em geral, são chamadas as pessoas que não consomem nenhum tipo de carne. Mas os vegetarianos se dividem em 4 principais grupos:

– Ovo-lacto-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos,leite e derivados.

-Ovo-vegetarianos:  Quem não consome nenhum tipo de carne, leite e derivados mas consome ovos.

– Lacto-vegetarianos: Quem quem não consome nenhum tipo de carne, ovos, mas consome leite e derivados

– Vegetarianos estritos ou veganos: Quem não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes em geral, ovos, leite e derivados, mel  e nenhum outro alimento que leve alguma substância de origem animal em sua composição.

Muitas pessoas associam o fato de ingerir bastante verduras e legumes com saúde. Mas será que evitar o consumo de carne é sinônimo de uma vida saudável ? Até que ponto uma pessoa pode ficar sem se alimentar de carnes ?

Não. Apenas o fato de não consumir carnes e consumir muita verdura e legume não é sinônimo de vida saudável. Para ser saudável necessitamos balancear corretamente a alimentação. É possível conseguirmos todos os nutrientes necessários para uma boa saúde com uma dieta vegetariana, mas é necessário se atentar a quantidade, qualidade dos alimentos ingeridos e em como fazer as corretas combinações, garantindo assim que todos os nutrientes necessários estejam sendo ingeridos na quantidade certa. Além de ter o cuidado com outros aspectos necessários para a saúde, como não ingerir bebida alcoólica, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos, ter uma correta hidratação e uma boa noite de sono.

Mas na sua maioria, o que podemos observar, é que onívoros costumam ter uma alimentação totalmente desequilibrada, com excesso de proteína animal, gordura saturada e colesterol, e um baixo consumo de alimentos integrais, verduras, legumes, frutas e fibras.

Na população vegetariana podemos observar um maior consumo de vegetais, fibras, menor consumo de gorduras prejudiciais e uma ingestão protéica mais perto das recomendações. Lembrando que o excesso de proteína pode causar danos renais, prejudicar a retenção de cálcio pelo organismo, além de colaborar para o ganho de peso e obesidade.

Concluindo, uma alimentação vegetariana equilibrada traz inúmeros benefícios para a saúde, além de ser totalmente segura.

É  verdade que pessoas vegetarianas possuem maior dificuldade em praticar exercícios físicos ?

Não. Vegetarianos que possuem uma dieta equilibrada ingerem todos os nutrientes necessários para uma boa saúde e consequentemente são aptos para pratica de qualquer atividade física.

Mas o ideal, para qualquer pessoa que pratique exercícios físicos, sendo vegetariano ou não, ainda mais se forem de alta intensidade, é procurar um nutricionista para balancear a dieta.

Quais os benefícios e os malefícios em ser vegetariano ?

Com uma dieta equilibrada os benefícios são inúmeros. Vegetarianos apresentam menor risco de doença cardiovascular, menor risco de adquirir alguns tipos de câncer, menor chance de apresentar pedras na vesícula, insuficiênca renal, diabetes, obesidade, osteoporose, etc. Os vegetarianos costumam apresentar menor pressão arterial, ter um menor consumo de colesterol e gordura saturada, ter um maior consumo de fibras, vitaminas e minerais.

Quanto aos malefícios, é necessário lembrar que se a dieta vegetariana não for equilibrada, pode gerar deficiências nutricionais. Não basta apenas deixar de consumir certos alimentos, como as carnes, ovos e leite. É essencial a informação de como substituí-los adequadamente, garantindo assim a ingestão de todos os nutrientes.

O que leva uma pessoa a ser vegetariana ?

São vários os motivos que levam uma pessoa a aderir a uma dieta vegetariana. Os mais comuns são: ética pelos animais, amor aos animais, saúde e razões ambientais e políticas.

 

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Maria Candida Torres Lopes on 26 de Dezembro de 2011 at 11:58

    Olá Mari… ótima entrevista!! Parabéns!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: