Entrevista 3

Nome:Mariana Fontes Marchetti

É verdade que há vários tipos de vegetarianos ? Quais ? (EX: vegetarianos que não comem somente carne vermelha, vegetarianos que não comem nenhum tipo de carne e nem leite, ovos…)

Sim. Vegetarianas, em geral, são chamadas as pessoas que não consomem nenhum tipo de carne. Mas os vegetarianos se dividem em 4 principais grupos:

– Ovo-lacto-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos,leite e derivados.

-Ovo-vegetarianos:  Quem não consome nenhum tipo de carne, leite e derivados mas consome ovos.

– Lacto-vegetarianos: Quem quem não consome nenhum tipo de carne, ovos, mas consome leite e derivados

– Vegetarianos estritos ou veganos: Quem não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes em geral, ovos, leite e derivados, mel  e nenhum outro alimento que leve alguma substância de origem animal em sua composição.

Muitas pessoas associam o fato de ingerir bastante verduras e legumes com saúde. Mas será que evitar o consumo de carne é sinônimo de uma vida saudável ? Até que ponto uma pessoa pode ficar sem se alimentar de carnes ?

Não. Apenas o fato de não consumir carnes e consumir muita verdura e legume não é sinônimo de vida saudável. Para ser saudável necessitamos balancear corretamente a alimentação. É possível conseguirmos todos os nutrientes necessários para uma boa saúde com uma dieta vegetariana, mas é necessário se atentar a quantidade, qualidade dos alimentos ingeridos e em como fazer as corretas combinações, garantindo assim que todos os nutrientes necessários estejam sendo ingeridos na quantidade certa. Além de ter o cuidado com outros aspectos necessários para a saúde, como não ingerir bebida alcoólica, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos, ter uma correta hidratação e uma boa noite de sono.

Mas na sua maioria, o que podemos observar, é que onívoros costumam ter uma alimentação totalmente desequilibrada, com excesso de proteína animal, gordura saturada e colesterol, e um baixo consumo de alimentos integrais, verduras, legumes, frutas e fibras.

Na população vegetariana podemos observar um maior consumo de vegetais, fibras, menor consumo de gorduras prejudiciais e uma ingestão protéica mais perto das recomendações. Lembrando que o excesso de proteína pode causar danos renais, prejudicar a retenção de cálcio pelo organismo, além de colaborar para o ganho de peso e obesidade.

Concluindo, uma alimentação vegetariana equilibrada traz inúmeros benefícios para a saúde, além de ser totalmente segura.

É verdade que pessoas vegetarianas possuem maior dificuldade em praticar exercícios físicos ?

Não. Vegetarianos que possuem uma dieta equilibrada ingerem todos os nutrientes necessários para uma boa saúde e consequentemente são aptos para pratica de qualquer atividade física.

Mas o ideal, para qualquer pessoa que pratique exercícios físicos, sendo vegetariano ou não, ainda mais se forem de alta intensidade,  é procurar um nutricionista para balancear a dieta.

O que leva uma pessoa a ser vegetariana ?

São vários os motivos que levam uma pessoa a aderir a uma dieta vegetariana. Os mais comuns são: ética pelos animais, amor aos animais, saúde e razões ambientais e políticas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: