Entrevista

Nome:

Mariana Fontes Marchetti

Atende muitos pacientes que seguem dietas alternativas?

Sim. Na sua maioria pacientes ovo-lacto-vegetarianos e vegetarianos estritos.E muitas pessoas mais carentes, que seguem uma dieta vegetariana sem escolher, como conseqüência da baixa condição financeira.

Quais são as principais dúvidas deles?

A principal duvida é se é possível ser saudável sem ingerir nenhum alimento de origem animal, se é possível conseguir todos os nutrientes.

Perguntam se encontramos todos os aminoácidos no reino vegetal, se conseguimos ingerir toda a quantidade necessária de cálcio sem leite e derivados, se dá para praticar esportes sem consumir nenhum alimento de origem animal, se ficar sem ingerir carne pode ocasionar anemia, etc.

Então é essencial instruir o paciente sobre nutrientes como proteína, cálcio, ferro, zinco e vitamina B12. Que são os nutrientes principais que devem ser considerados em uma dieta vegetariana, nutrientes que devemos ter o cuidado de balancear corretamente, substituindo alimentos e analisando necessidade de suplementação, no caso da vitamina B12, que é o único nutriente que é encontrado somente em alimentos de origem animal.


O que você recomenda a quem decide evitar comer certos tipos de alimentos?

Recomendo procurar orientação nutricional. Pois não basta apenas deixar de consumir certos alimentos, a orientação especializada é fundamental para garantir que todos os nutrientes estejam sendo ingeridos na quantidade adequada ao longo do dia.

Recomendo também ler bastante, além de livros, há bastante informação sobre nutrição vegetariana na internet.

Você indicaria a qualquer pessoa seguir tais dietas?

Sim. Uma dieta vegetariana bem planejada é saudável para pessoas de qualquer idade.

Das dietas alternativas, qual inspira mais os cuidados de um médico?

A dieta alternativa mais delicada é o frugivorismo, na qual o adepto consome apenas frutas ao longo do dia. Eu não recomendo apenas o consumo de frutas, acho essencial o consumo de outras variedades de alimentos, para conseguirmos a quantidade recomendada de todos os nutrientes. Porém, existem outras linhas de estudo, que defendem uma idéia diferente.

Mas o cuidado sobre alimentação, cabe ao nutricionista, que é o profissional habilitado para fazer o correto balanceamento de cardápio, além de solicitar exames para averiguar se está tudo ok.

Além de evitarem algumas comidas, como carnes, seus pacientes levam suas dietas como um estilo de vida, uma ideologia?

Sim. Existem os ‘’veganos’’, que além de não consumirem nenhum alimento de origem animal (carnes,leite, ovos, mel), também têm por ideologia não utilizar de animais para nenhum fim, como vestuário (couro, lã, seda), lazer (circos, atrações com animais), transporte (cavalos, mulas, etc), além de evitarem comprar produtos de empresas que realizam testes em animais.

A ideologia seria a libertação animal, que se resume em uma frase ‘’Viva e deixe viver’’.

Como surgiu a ideia de criar um blog sobre o assunto?

Fiz o meu Trabalho de conclusão de curso sobre Nutrição Vegetariana, então eu possuía bastante informação científica digitada e resolvi compartilhar. Pois é um material de fácil leitura, que os vegetarianos recentes conseguem compreender e por em prática.

Por último, tem alguma opinião pessoal sobre se essas dietas devem ou não ser seguidas?

Como vegetariana há 12  anos e nutricionista, eu recomendo a prática de uma dieta vegetariana . A dieta vegetariana balanceada traz inúmeros benefícios para a saúde, como menor risco de doença cardiovascular, menor risco de adquirir alguns tipos de câncer, menor chance de apresentar pedras na vesícula, insuficiênca renal, diabetes, obesidade, osteoporose, etc. Os vegetarianos costumam apresentar menor pressão arterial, ter um menor consumo de colesterol e gordura saturada, ter um maior consumo de fibras, vitaminas e minerais.

Então a dica é seguir uma dieta vegetariana com orientação profissional. Não adianta apenas deixar de consumir certos alimentos, a substituição é fundamental para se ter uma boa nutrição.

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