Dieta vegetariana

O movimento vegetariano é considerado o movimento dietético que mais cresce em todo o mundo, porém, poucos nutricionistas sabem lidar com esse público típico, o que ocasiona uma imperfeição no planejamento alimentar. É dever dos nutricionistas entenderem sobre biodisponibilidade e interação de nutrientes para poder dar o correto suporte aos adeptos das dietas vegetarianas.

A adequação nutricional nas dietas vegetarianas é possível. Porém deve-se ter o cuidado de planejar corretamente alguns nutrientes, evitando assim alguma deficiência nutricional.

As dietas vegetarianas costumam oferecer proteínas de acordo com as recomendações e sua adequação nutricional é facilmente realizada.

O ferro, o zinco e o cálcio são minerais que devem ser corretamente planejados em uma dieta vegetariana, pois são bastante influenciados durante seu processo de absorção, apresentando diferenças de biodisponibilidade entre uma fonte alimentar e outra.

Estes nutrientes são encontrados em níveis mais baixos em adeptos vegetarianos, mas não chegando a níveis de depleção. E na maioria das vezes, são encontrados em quantidades mais próximas das recomendações, quando comparados à ingestão de onívoros, que acabam tendo um consumo exacerbado.

Quanto ao ômega 3, os vegetarianos necessitam de uma correta instrução quanto à quantidade recomendada de ingestão e sobre como balancear o ômega 3 e o ômega 6, garantindo assim uma correta conversão para a forma ativa.

Já a vitamina B12 é o nutriente que apresenta maior risco nutricional, pois é encontrada apenas em alimentos de origem animal, sendo de extrema importância a suplementação em vegetarianos estritos.

Os nutricionistas podem ajudar os clientes vegetarianos fornecendo-lhes informaçôes exatas e atuais sobre nutrição, alimentos e fontes de informação para vegetarianos..

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Paulo on 7 de Março de 2010 at 13:58

    Parabens pelo blog Mari! Está muito bom!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: